segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A DAMA DO "PADRÃO GLOBO" DE FIGURINO



Quem está inserido no mundo da moda já deve ter ouvido falar nela. Quem se preocupa com a imagem no profissional de telejornalismo, especialmente se tiver algum vínculo com a Rede Globo, mesmo que em afiliadas, também. Regina Martelli é jornalista e consultora de moda, está à frente da consultoria de imagem dos jornalistas de Rede Globo há 13 anos. Além disso, tem uma longa carreira no jornalismo de moda, que exerce até hoje.

Desde que comecei a pesquisar o tema Moda e Telejornalismo ela tem sido uma busca constante. Pretendo conseguir uma entrevista com ela ainda este ano e até lá busco informações nas fontes às quais tenho acesso. A primeira entrevista que encontrei com ela foi essa aqui, do Balaio Virtual, de alguns anos atrás. Vez por outra ela aparece na Globo e mais recentemente também no G1 e na GNT mostrando um pouco do seu trabalho. Recentemente saiu no catálogo de moda de uma grife de fortaleza, a Folic, disponível para visualização clicando aqui, dando uma entrevista. Parece que a fronteira entre jornalista e artista não está sendo ultrapassada apenas pelos profissionais que aparecem cotidianamente no vídeo. Veja um trecho abaixo.

Tenho também um DVD de uma videoconferência dela do tempo que trabalheva na TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo de João Pessoa (um dia ainda transformo esse DVD em arquivo digital e disponibilizo aqui). Em todas essas fontes tenho sempre a mesma impressão, de que ela trata o assunto da moda do telejornalista de maneira superficial, sempre no tom do "certo e errado", nunca com reflexões ou questionamentos sérios sobre o assunto. Eu sei que na maioria dos casos é só isso mesmo que o jornalista quer, informações do tipo de manual, mas acredito que ela deva ter opinições reflexivas sobre aquilo que propõe que os outros façam (ou deveriam fazer) e a mensagem que aquilo tem junto à população ao longo de anos de "padrões" que na maioria das vezes não têm relação nenhuma com o que as pessoas usam em determinados lugares. Espero poder descobrir isso pessoalmente. Para quem ainda não conhece o trabalho de Regina Martelli, essa entrevista abaixo gravada por Giane Albertone mostra um pouco da carreira e do que ela faz.


Um comentário:

  1. Já ouví muito sobre ela, na minha monografia ela sempre era citada nas leituras, mas nunca parei pra pesquisar sobre ela. Bom toque você me deu, Agda! Vou começar a prestar mais atenção na Regina. Bjs!

    ResponderExcluir