sábado, 2 de janeiro de 2010

DEU BRANCO NA VIRADA

Ano Novo, velhas pautas, antigas manias. Em meio às reportagens que todos os anos aparecem na televisão brasileira, uma coisa se destaca: repórteres e apresentadores usando branco, seja no dia da virada ou no primeiro dia do ano. Pouca gente sabe que esse hábito que já faz parte da cultura brasileira foi importado para cá através das culturas africanas que aportaram por aqui durante os anos da escravidão. Mesmo quem não acredita muito nessas coisas acaba, por via das dúvidas, encarando um figurino clarinho para a ocasião. Mal não há de fazer.

E com os comunicadores de plantão não é diferente, afinal de contas jornalista também é gente e precisa muito pedir por anos melhores pela frente, já que a profissão não é nada fácil. Mais difícil ainda é passar a virada do ano trabalhando enquanto todos se divertem. Paciência, ossos do ofício. O resultado desse pedido coletivo por um ano melhor e de paz são os telejornais repletos de figurinos brancos. São os plantonistas da comunicação entrando em sintonia com os telespectadores e todos os outros cidadãos nesse desejo comunitário por um ano melhor. E para engrossar o coro, eu começo o ano aqui no blog de forma branca, na paz, almejando um 2010 melhor, no mundo e nas comunicações. Feliz Ano Novo!

Se você quer saber um pouco mais de onde veio essa mania brasileira de usar roupa branca na noite de réveillon acesse aqui um texto da minha coluna do Portal Paraíba 1, onde eu faço um levantamento histórico do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário