quarta-feira, 8 de setembro de 2010

FIGURINO HUMORÍSTICO


Recordar é viver! E se for para relembrar imagens do saudoso programa TV Pirata da Rede Globo, sucesso humorístico dos anos 1980, melhor ainda. Eles faziam uma paródia de um casal que apresentava um telejornal. Os telespectadores de hoje podem ver esse vídeo e pensar que eles estavam brincando com a imagem famosa da dupla William Bonner e Fátima Bernardes do Jornal Nacional, mas se engana quem pensa assim. A dupla só assumiu junta a bancada em 1998, uns 10 anos depois desses episódios divertidos. Será que o pessoal da TV Pirata estava prevendo o que seria a dupla de maior sucesso na televisão brasileira? Um casal com poder simbólico tão forte e tão naturalizado junto à população capaz até de confundir a ideia de dupla de apresentadores de telejornal junto à população, que pensa que a maioria dos apresentadores de telejornal fazem também parceria conjugal na vida pessoal? Bom, se eles tinham bola de cristal para isso eu não sei, mas que os figurinos e tom o humorístico me diverte até hoje, isso é bem verdade.




Hoje também é engraçado ver como os figurinos desses apresentadores humorísticos eram tão "anos 80". Tinha tanta relação com a moda da época, não é? Só que essa é apenas mais uma prova de que a moda da época realmente estava nas bancadas dos telejornais e que essa era uma forma dos humoristas caracterizarem melhor seus personagens. Os cabelos, figurinos, maquiagem e acessórios dos jornalistas não eram muito diferente do usado por suas caricaturas. Da mesma forma que, apesar de hoje não percebermos, o figurino dos apresentadores também está inserido na moda atual. E nem precisa esperar décadas para ver isso. Daqui a alguns poucos anos será possível ver o quão esteticamente datado são os figurinos dos nossos apresentadores de hoje em dia. Esse assunto será retomado em detalhes mais adiante em outro post que está no forno (sobre a estética datada dos apresentadores, que a gente acaba naturalizando no dia-a-dia e nem percebe isso). Por enquanto, que tal uma pitada do humor do Casseta e Planeta na paródia do casal mais famoso do telejornalismo brasileiro? Ah! Reparem no figurino de frio da "Ótima Bernardes", falaremos sobre isso depois também. Até o próximo post.

3 comentários:

  1. Cheguei muito tarde aqui, mas eles, naquela época, faziam piada com o "Casal 20" dos jornais da época, Leila Cordeiro e Eliakim Araújo, que na época apresentavam o "Jornal da Globo".

    (Depois eles se mudariam para a Manchete e, uns anos depois, paa o SBT. Depois foram ser correspondentes nos Estados Unidos. Da última vez que eu soube, eles ainda estavam na ativa em Miami, como correspondentes da "Record News", fazendo assessoria de imprensa e produzindo programas.)

    ResponderExcluir