quinta-feira, 19 de novembro de 2009

FIGURINO PORTUGUÊS

Chamar mais atenção do que a notícia é o principal erro cometido por um telejornalista na hora de pensar seu figurino e sua apresentação como um todo. É esse pensamento básico que norteia todas as orientações para a vestimenta correta do jornalista de televisão. Mas infelizmente parece que cada vez mais esses profissionais pensam em se tornar artistas e não jornalistas, em ser mais destaque do que os destaques noticiosos. A boa notícia é que toda vez que isso acontecer por aí surge também a chance de um novo post para este blog.

É claro que eu não sou onisciente, mas quem tem amigo tem meio caminho andado. A figura de hoje vem do além mar, dos nossos patrícios portugueses. Quem enviou a sugestão foi meu amigo Juliano, do Rio de Janeiro, que certamente abriu o link interessado na entrevista (que por sinal é ótima, vale a pena ver as quatro partes depois do choque visual inicial), mas não conseguiu não perceber a “estampa” da âncora do programa, Manuela Moura Guedes.



A jornalista do chamado Jornal Nacional 6 é uma figura, digamos, intrigante. De cara, o botox exagerado nos lábios faz com que ninguém consiga prestar atenção em nada do que ela diz. Parece até que quanto mais ela fala, mais a gente fica hipnotizado por aquela boca em flor. Como disse minha amiga Flaviana, a prestadoradeatencao, parece até que ela está com uma alergia braba. Depois tem a franja. Repórter não usa franja, não dá certo, só atrapalha. Primeiro porque chama atenção demais, segundo porque dá trabalho pra manter, terceiro porque pode atrapalhar uma gravação principalmente em externa – entrando no olho ou assanhando, quarto porque é muito feio mesmo. E para coroar o look, tem ainda um colar de pérolas com uma florezinhas indecifráveis.

Para ver o vídeo na íntegra clique aqui ou na imagem para abrir o link da primeira parte no youtube.

5 comentários:

  1. No primeiro momento eu me assusto, não sem bem o que olhar primeiro. Depois eu fico com pena, tadinha ta com algum problema alérgico. Logo em seguida eu acho é pouco e caio na gargalhada, a figura é realmente tosca e acha bonito ser assim!!

    ResponderExcluir
  2. ...e quinto porque ela já está meio passada pra usar franjinha de colegial... e ainda é arrogante! toda errada, coitada!

    ResponderExcluir
  3. bem se bizarra for a palavra correta para descreve-la, então é esta que adoto. nossa é impressionante a montagem desta criatura, tudo nela está "errado", sinceramente se este tele jornal fosse exibido no Brasil não teria audiência, ou talvez ate tivesse só pela atenção que ela chama.

    ResponderExcluir
  4. Olá Agda!
    Todos hoje querem ser artistas, dá até medo! rsrsrs. Mas as emissoras costumam ter um dress code e para executá-lo tem uma figurinista. São elas,quem escolhem os figurinos de quem apresenta. Salvo algumas exceções, como Wiliam Bonner, por exemplo, que se dá o luxo de selecionar muitas das peças que usa.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo seu comentário. Adorei o seu blog e recomendo! É o http://casa208.blogspot.com. Realmente deveria existir um dress code para os profissionais de telejornalismo, e mais ainda, figurinistas nas emissoras de TV. Pena que a realidade seja bem diferente. Na própria Rede Globo, apesar do trabalho exercido por Regina Martelli, não é bem isso que ocorre. Quando se fala em emissora pequena então é que o bicho pega. Só pra ilustrar, minha pesquisa da especialização mostrou que nada menos que 100% das emissoras pesquisadas não tinham nem maquiador, nem cabeleireiro e muito menos figurinista. Os jornalistas vão fazendo por intuição e achismo. O resultado a gente vê todo dia nas telas de TV.

    ResponderExcluir