quarta-feira, 4 de novembro de 2009

BORIS CASOY - ELE PODE

Depois de quase uma semana totalmente offline, estou de volta comentando sobre um dos maiores nomes do telejornalismo brasileiro de todos os tempos: Boris Casoy. Controverso e cheio de opinião, ele começou no telejornalismo nos anos 1960 e se popularizou nacionalmente na década de 1990, no Telejornal Brasil, introduzindo no país a figura do âncora (uma mistura de editor, apresentador e comentarista), função muito comum no telejornalismo norte-americano mas praticamente desconhecida por aqui.

Estava no feriado de finados assistindo ao CQC e fiquei mais tempo em frente à TV para ver um pouco do Jornal da Noite, da Band, onde hoje está Casoy. Esse é um dos telejornais mais antigos da emissora e é exibido de segunda a sexta-feira, com horário variando entre 23h45 e 01h00 da manhã. O que chamou minha atenção, claro, foi a vestimenta do apresentador. Ele estava de camisa branca e gravata, mas sem o paletó, mais ou menos como nessa foto. E achei que ficou bom, que ele tem personalidade e credibilidade suficientes pra encarar o look. Ele pode.
Pena que não consegui achar o vídeo de segunda-feira no site. O modelo de arquivamento das matérias e dos programas no portal da Band dificulta a busca pelo dia. Fica a reclamação. Deixo também uma dica de leitura. Boris Casoy: o âncora do telejornalismo brasileiro, um livro de Sebastião Squirra.

Um comentário: