segunda-feira, 26 de outubro de 2009

CORES DA MANHÃ

O Bom Dia Brasil, da Rede Globo, é um dos telejornais matutinos mais antigos da televisão brasileira. No ar desde 1983 e com um perfil voltado para coberturas políticas e econômicas, se tornou a principal referência em padrão estético para os outros telejornais do mesmo horário. Feito para dar o pontapé nas notícias do dia, o telejornal prima pelas cores claras, para não chamar muita atenção e passar o ar de suavidade. Claro que eles usam cores escuras também, mas o principal é a claridade. Abaixo uma pequena seleção de alguns dos tons preferidos para o horário.











4 comentários:

  1. Realmente, cara pesquisadora, os tons mais leves, usados no Bom Dia Brasil, sugerem a sutileza com a qual as notícias nos são apresentadas pela manhã. Entretanto, nosso telejornal local matutino bem que deveria seguir o bom exemplo, quando, de vez enquando, nos choca com tons bastante utilizados, a noite, por padrinhos de casamento.

    ResponderExcluir
  2. Concordo totalmente! Acho que o que acontece com nossos telejornalistas locais é uma série de coisas que, somadas, acabam fazendo o conjunto todo dar errado. Falta de boa formação dos profissionais, de verbas para treinamentos e para compra de livros sobre o assunto, de profissionais dentro das empresas capacitados a dar assistência aos profissionais de telejornalismo, e tantas outras coisas. Sem falar na falta de interesse dos que aparecem no vídeo sobre o assunto e ainda aqueles que acham que já sabem de tudo. Aí ficam os telespectadores em casa sem entender nada. Notícia que é bom, fica difícil de reparar.

    ResponderExcluir
  3. Agda eu gostaria de comentar sobre sua nota sobre as cores do luto, mas não encontrei local apropriado em teu blog... O preto era usado pelos Romanos para se esconderem das "almas do outro mundo" e a Igreja Católica Romana o adotou, por razões políticas , como "trazer" o Natal para 25 de Dezembro, data que o Imperador Aureliano, originalmente dedicara ao Deus Sol, o qual, acreditava, lhe dera todas as vitórias que obtivera; num sincretismo religioso , houve esse envolvimento de culturas. Sim! O púrpura ,é também, utilizado em algumas regiões da China, assim como o roxo. Já que você trabalha com moda, não deixe de ler Georg Simmel num texto magnifíco sobre a mesma. Meu nome é Rosa e sou Doutora em Sociologia pela UFPB, meu tema de tese foi a Morte.

    ResponderExcluir
  4. Olá Rosa, que bom que você me achou por aqui para comentar. Lá no Paraiba1 não tem espaço para comentários porque não é blog, é o portal mesmo. A gente tá tentando mudar isso no novo layout, que deve estrear esses dias. Quanto ao conteúdo da reportagem sobre as roupas de morte, eu tive que fazer várias opções durante a escrita já que existem algumas versões diferentes sobre as roupas de luto ao redor do mundo. Sem falar que era uma matéria de quatro parágrafos, que não dá pra se aprofundar muito. Mas é um assunto facinante. Recentemente eu descobri sim vários textos de Simmel sobre moda, houve até o lançamento de uma coletânea em português. Está na fila das minhas leituras, obrigada pela dica. Se você quiser saber mais sobre a moda eu indicaria também o livro de Diana Crane, A Moda e Seu Papel Social. Uma delícia. Valeu mesmo e mantenha contato! Estou à disposição.

    ResponderExcluir