quarta-feira, 21 de outubro de 2009

MODA E POLÍTICA

Era 26 de setembro de 1960 e entrava no ar na TV norte-americana o primeiro debate televisivo entre John Kennedy e Richard Nixon, os então candidatos a presidência dos Estados Unidos. Até hoje esse episódio é considerado o mais famoso debate político televisivo de todos os tempos. E o que é que a moda tem a ver com isso? Simplesmente tudo!

Kennedy teve o cuidado de se informar e aprender sobre esse novo veículo de comunicação que era a televisão e também suas características (para tirar o melhor proveito, claro). Providenciou um belo terno escuro, gravata também escura, ajeitou o cabelo, aceitou ser maquiado, estava impecável. Se posicionou bem, teve boa postura tanto em pé quanto sentado, olhou para a câmera com simpatia, sorriu elegantemente.

Por sua vez, Nixon, fez a triste escolha por um terno mais claro e em tecido amarrotado, e que além disso tinha um caimento um tanto ruim. Para completar a impressão de desleixo, não aceitou ser maquiado, passando a sensação de sujeira com o brilho de sua pele na tela. Pra piorar ainda mais, o excesso de suor do candidato incomodou as pessoas. Como se não bastasse, o ar de cansaço e a postura um pouco curvada, somada à falta de de sorrisos deixou o candidato em condições menos vantajosas com relação a seu oponente.



A eleição foi em oito de novembro do mesmo ano. Para muitos, o debate foi crucial para a vitória de Kennedy. E qual a relação disso com o telejornalismo? Simples, muito simples. É uma fórmula muito parecida. Televisão + boa informação + bom figurino = credibilidade.


3 comentários:

  1. Só para consertar ai o cansaço...ok...no mais está ótimo.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Haceldama, deve ter sido o meu próprio cansaço... hehehehe... tô de olho na sua sugestão de Renata do Bom Dia Brasil, viu? Nesses dias sai... bjo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa, amiga! Super cool, in, hype!! Hehehehehe ! Beijão

    ResponderExcluir