quinta-feira, 12 de novembro de 2009

OS 10 MANDAMENTOS DA MAQUIAGEM PARA TELEJORNALISMO

Aproveitei os dias desconectagda para passar a vista com mais atenção nas maquiagens de apresentadores e repórteres de várias emissoras. Programas locais, regionais e nacionais, na Globo, Band, SBT, Cultura e tantas outras. De posse do bloquinho que sempre me acompanha fui fazendo umas anotações e percebi que os problemas são parecidos e repetitivos.

Eles costumam ser mais graves nas emissoras pequenas, que têm menos dinheiro e investimento (tanto em profissionais de maquiagem quanto em formação dos jornalistas para isso), mas ninguém escapou da malha fina. Apareceu de tudo, de problemas grosseiros como não passar o pó no rosto antes da gravação (principalmente entre os homens) – resultando naquela cara de “fritador” de pastéis de feira em pleno meio-dia – até (acreditem) combinar a cor da sombra com a cor da roupa.

Pensando não só em criticar, mas também em contribuir, resolvi fazer uma espécie de 10 mandamentos da maquiagem para telejornalismo e listar os principais pecados que podem ser cometidos pelos jornalistas de televisão na hora de se aprontar para o serviço. Vamos a eles.

1° Amar o pó compacto acima de todos os outros itens de maquiagem
2° Não usar blush em vão
3° Guardar maquiagem com brilho para festas pessoais
4° Não exagerar
5° Não borrar
6° Não combinar a cor da sombra com a cor da roupa
7° Não cobiçar base e pó em tons diferentes do da sua pele
8° Não usar gloss ou batons em tons fortes
9° Combinar a maquiagem com o horário do telejornal
10° Não pecar contra o bom gosto e a discrição

5 comentários:

  1. Pois é! isso vale até para os apresentadores. Na sexta-feira (13), vi o Fábio Turci (Globo Rural, que adoro!) de gloss. Tinha tanto que estava escorrendo dos lábios. A não ser que tinha comido algo gorduroso e não limpou a boca o que eu acho pouco provável. Eu vi sim. A imagem da minha TV é impecável....

    ResponderExcluir
  2. Nossa, esse problema é realmente muito sério! Já ví barbaridades na TV... Acho que o ideal pra quem trabalha com jornalismo na TV é preparar a pele (aí, seja 'amygo' das bases, pós e corretivos), usar um blush sem brilho e de leve apenas pra dar um tom de saúde (blush líquido é otimo pra isso), muito rímel e gloss discreto (lip balm também é uma ótima pedida). Se quiser usar sombra, optar pelos tons amarronzados associados a um iluminador (usar os dois pra fazer o côncavo) pra destacar o olhar sem soar "maquiado". Ninguém precisa sair por aí de maquiagem roxa cintilante pra cobrir rebelião em presídio, pelamor...

    ResponderExcluir
  3. Pois é, o problema é que cair nesses erros vai de encontro àquilo que o telejornalismo se propõe que é noticiar. Concordo, é pra fazer maquiagem básica, discreta, com cara de quem tem saúde (apesar de ser raro encontrar um jornalista de televisão saudável hoje em dia, hehehe).

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Agda, alem de ter um lindo nome, tem um blog ótimo! Caiu como uma luva para mim esta sua página. Dia 15 de fevereiro estarei estreando num jornal online, e não tenho muita experiência em vídeo, a não serpor comerciais,e quero errar o menos possível ;)
    Grato, adoraria conversar com você. debet er coisas maravilhosas para me passar. Grato, até! douglastedesco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Agda!
    eu sou repórter da TV Grande Rio, a afiliada da Globo em Petrolina-PE. Isso tudo que você escreveu é verdade. Aqui, por exemplo, não temos maquiador, muito menos cabelereiro. Os repórteres e apresentadores precisam se virar nos 30 para sair bem na telinha. O resultado disso é um desastre. Maquiagem inadequada, cores que não combinam com o tom de pele...
    São boas as dicas. Algumas já batidas, mas válidas para quem ainda não conhece. Obrigada!
    Abs
    Leciane Lima

    ResponderExcluir